Este é o Fernando! Meu "sobrinho", filho de um casal de amigos queridos! Ele tem apenas 4 anos e já sabe manusear o tablet, muito melhor do que eu e os pais dele juntos! = )
Estes são meus afilhados: os gêmeos, Marcos e Lucas. Eles tem 7 anos e adoram um tablet, ipod e lap top! Normalmente, utilizam estes "devices" para jogar, mandar e-mails, consultar a internet, etc.
Ao mesmo tempo, em que para a geração destas crianças, a tecnologia é algo "obrigatório" e normal, para a geração dos meus pais (foto acima), é uma novidade e uma dificuldade! Matriculei meu pai no curso de informática no ano passado, onde ele teve o seu primeiro contato com a tecnologia, após seus 64 anos de idade e seus charmosos cabelos grisalhos!
Tudo começou quando minha irmã deu um lap top de presente para os meus pais e disse: "Vocês precisam aprender a usar o computador, pois existe uma ferramenta chamada skype, que podemos utilizar para que vocês vejam o Pedrinho com frequencia". MInha irmã mora no Rio de Janeiro e tem um filho, o único neto dos meus pais, até agora.
Sendo assim, eles se renderam a tecnologia e hoje já utilizam a ferramenta com mais desenvoltura e não conseguem mais viver sem! = )
Este "Bruxinho"da foto acima, é o "incentivo" que os meus pais tiveram para ingressar no mundo digital! Ele é "carioca da gema", flamenguista roxo e utiliza muito bem o skype e facebook para falar conosco. Não tanto quanto para games e "bate papo" com os amiguinhos, que é o que ele realmente gosta de fazer!
E estas são algumas mensagens que ele enviou para mim, via facebook.
Portanto, de forma exemplificada, os Nativos Digitais são os meus afilhados e sobrinhos, que já nasceram com estas ferramentas à disposição, que na visão deles, é algo muito fácil e de fácil adaptação. Enquanto que para os meus pais, que são os Imigrantes Digitais, que ingressaram neste mundo depois de adulto, a adaptação é um pouco complicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário