Na era digital, as novidades acontecem como num piscar de olhos, e para acompanhar todo este processo de maneira, rápida, prática e eficaz, existem ferramentas que nos auxiliam e nos deixam ao par de tudo que está ocorrendo no mundo!!!
O blog é uma delas. Como estudante de Pedagogia, tenho consultado constantemente a internet para pesquisar diversos assuntos voltados a Educação e consultando o blog: http://joaomattar.com/blog/, do nosso Professor João Mattar, o qual nos incumbiu desta tarefa, percebi o quão rico pode ser o conteúdo de cada blog, dando espaço à discussões sobre diversos temas, enriquecendo o nosso conhecimento e nos dando a oportunidade de expressar nossos pensamentos em relação a cada assunto discutido.
O blog indicado acima, possui tantas informações interessantes, que eu poderia ficar horas e horas, lendo e expondo minha opinião, perdendo a noção do tempo. Isso porque ainda não li nem metade do conteúdo!
Confesso que ainda estou me familiarizando com o a era dos "bloggueiros", mas estou gostando muito!
quarta-feira, 28 de março de 2012
terça-feira, 27 de março de 2012
Games Educacionais
Este é um dos meus lindos afilhados: Marcos!
Desde 1 ano e meio de idade, ele começou a "ler" os desenhos das letras e passou a se interessar por elas e pelos números. É óbvio que ele não era alfabetizado, porém, ele já repetia, que o D era de Dinda Dani, o F de Dad Binho, J de Mommy Ju e assim por diante.
E hoje, já com 7 anos, o jogo preferido dele é o Tic Tac Math (abaixo), cujo aplicativo está instalado em seu próprio ipod touch.
E não pensem que ele sabe fazer contas somente de soma ou com 1 algarismo somente. Pelo contrário, ele adora resolver subtrações com 4 algarismos!
Este jogo, nada mais é do que o nosso "velho conhecido": Jogo da Velha! Só que com um toque moderno, tecnológico e educacional, que atrai a curiosidade da criança e ajuda a desenvolver o raciocínio lógico de forma agradável e interativa!
Este é somente um exemplo, de como os Games Educacionais são importantes para o desenvolvimento de uma criança. Neste caso, o Marcos aprendeu "brincando" o nome das letras e números e a partir daí, desenvolveu uma capacidade incrível de raciocínio lógico e aprendeu a ler antes mesmo de sua alfabetização. Hoje ele lê com perfeição, sem "soquinhos" ou por silabas.
Nativos x Imigrantes Digitais
Este é o Fernando! Meu "sobrinho", filho de um casal de amigos queridos! Ele tem apenas 4 anos e já sabe manusear o tablet, muito melhor do que eu e os pais dele juntos! = )
Estes são meus afilhados: os gêmeos, Marcos e Lucas. Eles tem 7 anos e adoram um tablet, ipod e lap top! Normalmente, utilizam estes "devices" para jogar, mandar e-mails, consultar a internet, etc.
Ao mesmo tempo, em que para a geração destas crianças, a tecnologia é algo "obrigatório" e normal, para a geração dos meus pais (foto acima), é uma novidade e uma dificuldade! Matriculei meu pai no curso de informática no ano passado, onde ele teve o seu primeiro contato com a tecnologia, após seus 64 anos de idade e seus charmosos cabelos grisalhos!
Tudo começou quando minha irmã deu um lap top de presente para os meus pais e disse: "Vocês precisam aprender a usar o computador, pois existe uma ferramenta chamada skype, que podemos utilizar para que vocês vejam o Pedrinho com frequencia". MInha irmã mora no Rio de Janeiro e tem um filho, o único neto dos meus pais, até agora.
Sendo assim, eles se renderam a tecnologia e hoje já utilizam a ferramenta com mais desenvoltura e não conseguem mais viver sem! = )
Este "Bruxinho"da foto acima, é o "incentivo" que os meus pais tiveram para ingressar no mundo digital! Ele é "carioca da gema", flamenguista roxo e utiliza muito bem o skype e facebook para falar conosco. Não tanto quanto para games e "bate papo" com os amiguinhos, que é o que ele realmente gosta de fazer!
E estas são algumas mensagens que ele enviou para mim, via facebook.
Portanto, de forma exemplificada, os Nativos Digitais são os meus afilhados e sobrinhos, que já nasceram com estas ferramentas à disposição, que na visão deles, é algo muito fácil e de fácil adaptação. Enquanto que para os meus pais, que são os Imigrantes Digitais, que ingressaram neste mundo depois de adulto, a adaptação é um pouco complicada.
Assinar:
Postagens (Atom)