quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto UNESCO de Padrões de Competência em TIC para Professores

Tecnologia da Informação e Comunicação = TIC
Desenvolvimento profissional do professor e reforma do ensino

Quem ainda não ouviu falar em Tecnologia? Esta palavra é repetida muitas e muitas vezes, em diferentes situações, pois é um assunto que se enquadra em qualquer outro tipo de assunto.

Por exemplo:
Vamos falar em lazer, existe Tecnologia em Lazer;
Vamos falar em Ensino, existe Tecnologia em Ensino;
Vamos falar em Educação, existe Tecnologia em Educação;
Vamos falar em Aprendizagem, existe Tecnologia em Aprendizagem...

ou seja, a Tecnologia está presente em qualquer lugar.

Este projeto da UNESCO, visa capacitar os Educadores, que muitos deles, são imigrantes digitais, para que suas aulas sejam melhores, mais dinâmicas, interativas, interessantes e atualizadas. Neste caso, os educadores passam a ser os educados, com relação a Tecnologia. Em sala de aula, eles poderão discutir assuntos, trocar idéias, aprender, ensinar, sobre como utilizar de seu conhecimento juntamente com a Tecnologia, a seu favor.

Algumas facilidades, que para os nativos digitais, são comuns, para os professores imigrantes digitais, são uma novidade avassaladora. Alguns resistem a modernidade, porém, depois de conhece-la um pouco mais, passa a virar "fã de carteirinha".

O começo de tudo é sempre muito difícil, as mudanças são muitas e é sempre complicado se adaptar às mudanças, porém, a medida em que as coisas vão se encaixando, tudo fica mais fácil. Sem resistência, tudo fica mais claro.

Eu que tenho somente, 34 anos, vejo a diferença de encarar um curso universitário em 1996 e um em 2012. Tudo mudou! A Universidade mudou! As pessoas mudaram! O Mundo mudou! A Tecnologia chegou!!! E temos que nos adaptar a ela.
Em 1996, ainda era possível usar o sistema MS-DOS, hoje, quem sabe o que é isso? Da mesma forma em que os "alunos" tiveram que se adaptar, os professores também, precisam.

Vou contar minha experiência com relação ao assunto.
Fiz um curso de Administração iniciando em 1996 e finalizando em 1999. Naquela época, os professores utilizavam muitas apostilas que ficavam disponíveis na "xerox" para você comprar o exemplar, outros adotavam os livros e outros entregavam textos, as vezes redigidos por eles mesmos ou cópia de algum livro ou revista. A lousa era o meio de comunicação com os alunos. Me lembro vagamente de ter assistido alguma aula com slides ou filmes.
Não existia um local na web, em que podiamos fazer avaliações, ou entregar trabalhos, ou consultar o plano de aulas ou até mesmo a matéria dada em sala de aula. Isso era praticamente IMPOSSIVEL! Coisa do "demo"(diabo)...rs. Nem mesmo o professor de Tecnologia, da época, utilizava de ferramentas como as de hoje, para passar a sua matéria.

E no entando, hoje, em 2012, voltei a frequentar o mundo acadêmico e tudo está diferente. Os professores estão diferentes, as aulas estão diferentes, a universidade esta diferente e consequentemente, os alunos estão diferentes.
Hoje, eu pego as matérias das aulas via web, eu falo com os professores via web, eu realizo avaliações via web, eu entrego trabalhos via web, eu vejo minhas notas via web e em tempo REAL. Uma coisa é você estar online, e outra é você estar online em tempo real. É uma revolução o que estamos passando! Revolução tecnológica! Como uma boa imigrante digital, estou levando um tempinho para me acostumar com tudo isso, mas eu chego lá!
Assim como no backoffice, as coisas já mudaram, imagina em sala de aula como é.
No primeiro dia de aula, entrei na sala e me deparei com o professor passando matéria, via slides. Até aí tudo bem. Os slides dele eram todos bem formulados, ordenados com alguma sincronia, haviam figuras nos ppts, formatação de texto e imagem....etc e tal. Já o professor da matéria seguinte, também utilizava do método de slides, porém, seus slides não eram bem slides. Era um texto do word, reprojetado na parede. Era um texto redigido sem formatação, com letra pequena, sem imagens.... ou seja, mais simples.
Em ambas as aulas, utilizamos da tecnologia, porém a diferença estava em quem as aplicava e como as aplicava.

Portanto, o que estou tentando concluir, é que a Tecnologia, a Informática, são para todos! Todos que estiverem dispostos a conhece-la. Todos que estão interessados em usufruir do que ela tem de bom a oferecer. Todos que estiverem dispostos a "abrirem" suas mentes e utilizarem a tecnologia a ser favor. Pois ela está aí para agregar valores e não para substituir ou depreciar o que já existe. Nunca é tarde para aprender!!!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Rede Social em Educação

Parece repetitivo e muito previsível falar em Facebook, mas quando pensamos em "rede social", pensamos em Facebook logo de cara, certo? Talvez, porque seja a maior rede social usada nos últimos tempos... não sei, só sei que o facebook é um fenomeno!!! Quem aqui se lembra de ORKUT??? Nooooossa o que é isso? É de comer? Rs... Eu particularmente, gosto muito do facebook, porém, creio que existem pessoas que extrapolam e acabam infringindo a política do bom senso. Mas isso é a minha opinião, certo?
Mas como eu estava falando, gosto muito desta ferramenta, gosto de interagir com os meus amigos sobre alguns temas, como por exemplo Educação!
Não tenho um link especifico para postar aqui, mas sempre vejo posts no facebook sobre Educação e gosto muito de observar os comentários, pois as pessoas são diferentes, pensam diferentes e se expressam de maneiras diferentes, e isso é o interessante. Pois um único assunto, pode ser observado de várias maneiras, como por exemplo o dilema que as mães sofrem, quando trabalhavam fora e precisam resolver se deixam seus bebês em berçários, em casa com babá, em casa com empregada/babá, na casa da mãe, na casa da sogra ou se param de trabalhar...
Eu poderia ficar horas e horas aqui, escrevendo, escrevendo e escrevendo, pois o assunto é polêmico, porém, o meu blog não tem este objetivo. Tentarei ser o mais sucinta possível....rs.

Na minha opinião, a escola é a melhor opção! SEMPRE! Apesar de serem pequeninos bebês de apenas 4 ou 5 meses de vida, ainda é a melhor opção para o desenvolvimento da sua criança.

Já escrevi muitos posts no FB sobre como educar o seu filho. Não passe tanto a mão na cabeça do seu filho, observe as atitudes dele, corrija-o, repreenda-o, eduque-o. Não deixe que seu bebê se torne um adulto "sem noção".... pois hoje me preocupo muito quando me deparo com uma criança que só grita, berra, desafia os pais, avós, e não tem limites. Se a criança não conhece "limites" quando pequena, não terá a mínima noção do que é, quando na fase adulta. Muitos pais, no intuito de "suprir" a sua ausência por conta do trabalho, fazem "vista grossa" para algumas atitudes de seus filhos. Errado! Não existe compensação. Aliás, existe sim. Mas a compensação com amor, com você tentar acertar a sua agenda da melhor maneira possível e ficar um tempo com o seu filho. Não importa o quanto tempo você ficará com ele, mas a qualidade do mesmo. Você precisa ensinar o que é LIMITE para o seu filho. Hoje a criança cresce, vira um adulto SEM LIMITES! Por que??? Porque não aprendeu isso em casa! Nem imagina o que significa esta palavra.

Pense nisso!!!

À seguir, um link da página da igreja que frequento, a Catedral Anglicana de SP,Catedral Anglicana de SP.
Que possuiu 4 creches em São Paulo, na qual eu atuo efetivamente, como voluntária.

E segue também o link de umas fotos das crianças na Creche do Paraisópolis.
Creches Anglicanas

O que estes links tem a ver com o tema discutido? TUDO! Porque estamos falando de creches/berçários que são lugares especializados para cuidar do seu bebê e do trabalho social que a igreja faz, na àrea da Educação!!! E tudo isso na WEB 2.0 e no FACEBOOK, que é uma rede social!!!

Uma página só para este assunto...IMPOSSÍVEL!!!!

Vamos comentar!!! É muito importante saber a sua opinião!

Um bjo, Dani